Como criar uma carta de apresentação para o primeiro emprego

Como criar uma carta de apresentação para o primeiro emprego

Mensagem serve de introdução para envio de currículo

Quando uma empresa está selecionando candidatos, todos os detalhes são analisados, inclusive a forma como o profissional apresentou o currículo. Uma apresentação adequada é capaz de aumentar as chances de seu currículo se destacar em meio a tantos outros. Para isso, é recomendado que você sempre envie uma carta de apresentação junto com a sua candidatura.

É nesse momento que entra a carta de apresentação. Esse documento marca seu primeiro contato com a empresa e deve ser elaborado cuidadosamente. Por meio dele, o responsável pela seleção dará mais atenção ao seu currículo.

A carta de apresentação serve para você fazer seu marketing pessoal, acentuar suas experiências e despertar o interesse do recrutador em ler o seu currículo. O documento deve responder às seguintes perguntas: Quem é você? O que estudou? O que faz e que experiências já teve? Por que está buscando essa vaga? Além dessas informações, mostre que você possui os requisitos necessários para ocupar o cargo e demonstre que você acompanha a empresa e tem interesse por ela.

Se você estiver procurando o primeiro emprego, mas não tiver experiência anterior, inclua os pontos fortes da sua formação, como portfólio de atividades que fez em cursos, palestras, atividades relacionadas à vaga, habilidades necessárias para o cargo, entre outros.
Embora seja importante, a carta de apresentação não deve ser longa. “Esse documento não deve passar de três parágrafos. Seja claro e objetivo, sem deixar de ser formal”, orienta Rodrigo Lemos, coordenador de ensino da unidade Guarulhos (SP).

Na hora de enviar, cada meio tem sua particularidade. Quando o currículo é impresso, a carta deverá ser enviada junto com ele. Se o currículo for enviado por e-mail, você pode incluir a carta de apresentação no corpo do e-mail. As plataformas de candidatura online costumam ter um espaço dedicado à carta de apresentação.

(Clique na imagem para ampliar)

 

Siga o Cedaspy nas redes sociais:

Leave a Reply